• Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A esfera e o elefante.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A árvore das letras e a estrutura topológica.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A experiência do pensar de Martin Heidegger.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    O objeto topológico e a abertura de mundo.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Muito antes de Platão.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A eXperiência de Horkay.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Um caminho topológico.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    As nuvens do pensar e poetar.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    As esferas numinosas que singram o horizonte de meu desejo.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Aparentemente um lugar fechado...
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Revelam-se olhares e im@gens que pensam.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Na perspectiva do horizonte, vemos o encontro com o real.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A eXperiência estética é a forma fundamental do ser.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A permanência do guardião topológico.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Arte e encontro. Surpresa.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A esfera aguardando seu destino.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    O sentimento de solidão.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A mosca é tão pequena.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Erschlossenheit.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A árvore das letras e a aparição da poesia.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    O encontro com o perigo.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Indicando lugares do pensar em mundos de representação.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    O mestre e a eXperiência Zen.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A eXperiência de Barbosa e o seu destino de ciberliteratura.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    A eXperiência estética na leitura de Horkay.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Quando cantas e quando tocas, muitas imagens produzes.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Palavra, poesia e pensar na ciberliteratura.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Quando a hipérbole se torna um objeto topofilosófico.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    Quando o abandono é abertura.
  • Labirinto Artístico-Filosófico 1260
    O encontro da planta com a sua natureza de lexia.

Labirinto Artístico-Filosófico 1260 é uma produção artístico-digital que visa vivenciar e discutir a questão da experiência do pensar e da poésis fenomenológica, explorando o potencial da linguagem hipermidiática conjugada com a abordagem sintático-semântica dos games e metaversos. Trabalho nele deste o Natal de 2008 e, nesta etapa da produção, algumas pessoas maravilhosas estiveram comigo nesta jornada, de forma colaborativa. Agradeço à todos a ajuda. São eles, os a seguir citados.

Colaboradores:

Sérgio Baion (ECA-USP):
Pesquisador da Escola de Comunicação e Artes da USP.
Sua colaboração se dá em vários níveis dentro deste trabalho. Em primeiro lugar, do ponto de vista conceitual, porque, desde 1995, tem desenvolvido uma teorização na área da hipermídia que muito tem me influenciado. O tratamento dos vídeos seguidos aqui se inspira em seu livro Texturas Sonoras, por exemplo, na forma como ele pensa a participação dos chamados cacos, e de como o áudio pode se tornar uma manifestação expressiva do sujeito. É nesse aspecto, seguindo uma linha de texturas visuais, que trabalho as movimentações dos vídeos-texturas-conceitos dentro do Labirinto. Além disso, foi Bairon quem realizou a construção das texturas sonoras que são utilizadas por mim neste eXperimento artístico-poético. Além dos áudios que trabalham a questão do pensar, ele forneceu gentilmente a permissão de utilizar as texturas sonoras que ele construiu para o seu projeto Casa Filosófica. São dos áudios da Casa Filosófica as participações das vozes de Arnaldo Antunes, Izidoro Blikstein, Olgária Matos, Lucia Santaella, Clotilde Perez, Silvia Murachco, Eliana Fischer, Lawrence Shum e a minha. facebook de Bairon.

Istvan Horkay (Bolzano Gold):
Artista Plático e Digital.
Sua colaboração se deu na cedência de utilização de vídeos produzidos e postados em seu site pessoal e no Vimeo. Istvan Horkay é formado na Escola de Belas Artes de Budapeste em 1964. Convidado a frequentar a Academia de Belas Artes de Cracow, na Polônia, na qual realizou seu mestrado em Belas Artes. Prossegiu seus estudos na Academia Real de Arte em Copenhague, na Dinamarca (1968). Estudou com o artista e diretor de teatro Tadeus Kantor, bem como com os professores Wejman M. e J. Nowosielski. Palle Nielsen (Dinamarca). Além disso possi formação em artes gráficas, pintura e cinema de animação. Eu entrei em contato com o trabalho de Horkay quando realizava a pesquisa para os vídeo-conceitos do Labirinto. O contato com seu trabalho e sua pessoa foi muito enriquecedor e modificou a minha forma de pensar a questão. facebook de Horkay.

Jae-suk Huh (Acdêmico de Mídias Digitais, Coréia do Sul):
Jae-sul Huh é natural de Hong-ik e estuda Mídias Digitais na Universidade da Coréia do Sul, sendo orientado por Romy Aachituve. Os vídeos Desire e Light dance participaram em dois momentos da construção dos vídeo-conceitos. Encontrei o belo e delicado trabalho de Huh quando realizava a pesquisa para os vídeo-conceitos do Labirinto. Trocamos correspondência e ele cedeu os direitos de utilização de seu material em vídeo para a produção do Labirinto.

Arlete dos Santos Petry (NuPHG-PUCSP & Jogos Digitais FMU):
Psicanalista, Semioticista e com formação e Edução e Psicopedagogia, pesquisadora dos temas autoria, criatividade e jogos. Mestre em Educação (UNISINOS) e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Arlete acompanhou todas as etapas do trabalho do Labirinto, realizando avaliações e sugestões que foram fundamentais, principalmente nas áreas de roteiro e jogabilidade. Coordena o Projeto de Game Acadêmico, o Projeto Ilha Cabu, do qual sou participante. facebook de Arlete.

Fábio Livramento Musarra (NuPHG-PUCSP & Jogos Digitais PUCSP):
Bacharel em Tecnologia e Mídias Digitais pela PUCSP e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD-PUCSP), Fábio é um especialista na área da modelagem tridimensional, animação e produção de vídeo. É o criador do site de trabalho em modelagem tridimensional e animação, Academia 3D. Ele me forneceu todo o suporte para enfrentar o Vegas Vídeo na produção dos vídeo-conceitos. facebook de Fábio.

Eliseu Lopes Filho (Escola de Cinema - FACOM, Jogos Digitais PUCSP):
Diretor de Cinema e Animador. Vice-coordenador do Curso de Cinema da FACOM-FAAP). Eliseu acompanhou e discutiu grande parte do processo inicial do Projeto, principalmente na organização e gravação dos áudios da experiência do pensar. Ele dirigiu a minha fala nas gravações e tornou possível a sua existência em áudio. facebook de Eliseu.

Heloísa Pedroso de Moraes Feltes (UCS):
Doutora em Letras - Linguística Aplicada (PUCRS), na área de Semântica e Antropologia Cognitiva. Pós-doutorado: Construção de uma Metateoria das Interfaces em Filosofia das Ciências: processos inferenciais em Linguística Cognitiva e Teoria da Relevância" (PUCRS). Coordenadora do Doutorado em Letras Associação Ampla UCS/UniRitter. Coordenadora do Projeto Radial 3D em colaboração com o Núcleo de Pesquisa em Hipermídia e Games da PUCSP, em que atuo na modelagem de uma estrutura radial 3D para os classificadores nominais do Dyirbal.  Pela paciente, generosa e acurada leitura, crítica e correção dos textos do Site. facebook de Heloísa.

Agradecimentos:

Maurício Longonni (AQUIRIS - Brasil):
Da AQUIRIS game eXperience, de Porto Alegre, pela orientação em vários aspectos da programação em Unity e pelo exemplo dentro do trabalho realizado pela equipe da AQUIRIS com o BootCamp para o Unity 3X.

Rogério Cardoso dos Santos (Jogos Digitais PUCSP):
Coordenador do Curso de Tecnologia Superior em Jogos Digitais da PUCSP, Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Rogério trabalhou comigo no Projeto da Ópera Quântica AlletSator e na pesquisa dos recursos técnicos para Hipermídias, Games e Metaversos. Foi com ele que eu aprendi as noções básicas de lógica de programação aplicadas à hipermídia.

Mário Madureira Fontes (Jogos Digitais PUCSP):
Cientista da Computação pela PUCSP e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD - PUCSP). Mário introduziu-me nos rudimentos da programação orientada para objeto em engines de games. Colaborou massivamente no Projeto do Game Acadêmico Ilha Cabu e devido à sua participação, com ele aprendi muito sobre o mundo do código.

Bela Biró (PostWorkShop):
Cientista da computação e designer, Bela Biró é o CEO do maravilhoso PostWorkShop, um Software de pós-edição de imagens da Xycod, Budapest - Hungary. Utilizei o PostWorkShop massivamente nos frames dos vídeo-conceitos. Bela Biró e o seu PostWorkShop participaram ativamente do meu trabalho no Labirinto e agradeço imensamente a cessão de licença para uso do PostWorkShop para minhas pesquisas digitais.

 

Luís Carlos Petry. Pesquisador e professor no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (MD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (PUCSP). Filósofo e artista digital. Formação no Liceu de Artes Casa Velha (Novo Hamburgo, RS). Formação em Filosofia Hermenêutica com Ernildo Stein (UFRGS/PUCRS). Formação em psicanálise no Centro de Estudos Freudianos do Brasil. Doutor em Comunicação e Semiótica (2003), pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Pesquisador do NuPHG, Núcleo de Pesquisa em Hipermídia e Games da PUCSP e do Cedipp (ECA-USP), Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada.